A Escola Municipal Marisa Elvira Faganello, localizada no bairro Parque Jupiá, começou ontem o cultivo de uma horta. São cinco canteiros onde foram plantadas mudas de 11 espécies de plantas medicinais, condimentares e aromáticas. A horta será permanente e com o tempo tanto alunos quanto suas famílias vão poder utilizar o produto final.
De acordo com a diretora da escola, Daniela Gobet Baldi Vieira, havia uma vontade há alguns anos de realizar com as crianças um projeto ambiental, mas não se sabia direito por onde começar. Tudo ficou mais claro quando ela entrou em contato com o grupo de estudos Plantae, ligado à Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).
Seguindo as orientações dos diretores do Plantae, a escola privilegiou três tipos de planta: as medicinais (que podem ser utilizadas em chás naturais), as condimentares (usadas como tempero) e as aromáticas.
Conta a diretora. Na manhã de ontem, a criação da horta contou com a participação de 140 crianças de zero a seis anos (a escola tem 206, sendo que a maioria fica em período integral), que ajudaram a plantar erva doce, erva cidreira, guaco, boldo, alfazema, poejo, alecrim, tomilho, manjericão, salsa, cebolinha e capuchinha.
A Escola Municipal “Mariza Elvira Ell Faganello”, no bairro Parque Jupiá, realizou em 31 de maio o plantio de mudas de ervas condimentares, medicinais e aromáticas. A ação integra o projeto ambiental “Horta na escola”, incentivado pela Secretaria Municipal de Educação e promovido em parceria com o Plantae, grupo de estudos e pesquisas da ESALQ que trabalha com alunos da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
O objetivo geral do projeto foi desenvolver a educação ambiental, a fim de sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do meio ambiente e a sua conservação é responsabilidade de cada cidadão. Outra meta é possibilitar aos alunos o aprendizado sobre o cultivo das plantas e ressaltar que o desenvolvimento sustentável é sinônimo de qualidade de vida.
Etapas do projeto
A primeira atividade foi o reconhecimento do espaço onde realizou-se o plantio. Os alunos receberam informações sobre uma horta, para que serve e o que pode ser cultivado nela. Em seguida, foi explicado o processo de preparação da terra, houve a exposição dos alimentos selecionados, plantio e o acompanhamento do que se plantou. Como etapa final, colheita e a degustação desses alimentos.
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