Gostou do nosso projeto? Informações, Opiniões, Doações, envie-nos email para plantae@usp.br

like button

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Via JP Jornal

quarta-feira, 8 de agosto de 2012 10h12

Horta incentiva boas práticas




A Escola Municipal Francisco Corrêa, no Jardim São Paulo, deu início na terça (7/08) ao projeto Horta Educativa. Realizado em parceria com o Grupo Plantae, ligado à Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), o projeto faz parte do programa Por uma Escola Mais Alegre e Prazerosa e busca desenvolver a sustentabilidade.

Com a participação da comunidade e, principalmente, das crianças que frequentam a escola, a horta cultiva ervas e hortaliças.

A reportagem do Jornal de Piracicaba visitou a escola na tarde de terça, onde centenas de crianças da 1ª a 3ª série ouviam instruções das professoras sobre as atividades que seriam desenvolvidas.

Segundo a diretora da escola, Raquel Ventura Cruz, o projeto teve início com uma pesquisa que buscou conhecer quais tipos de chás e outros derivados de ervas aromáticas e medicinais eram conhecidos pelos pais dos alunos. “A partir daí, desenvolvemos o cultivo de mudas que aliassem o conhecimento medicinal ao científico”, disse ela.

A iniciativa sofreu adaptações, por conta da terra existente no terreno, inapropriada para o plantio.“Teríamos a necessidade de construir canteiros. Partindo do conceito das práticas sustentáveis, passamos a utilizar pneus, que abrigariam a terra como vasos”, contou Raquel.

Com pneus obtidos através de doações, a ideia foi colocada em prática. Um a um, os pneus foram lavados e pintados com diferentes temas, num trabalho que envolveu professores e alunos. “As crianças passaram a ter um envolvimento muito maior com o processo, sentindo-se verdadeiramente responsáveis. Elas querem plantar, querem cuidar de tudo isso”, contou a diretora.

A estudante Aimê Jesus de Carvalho, de 6 anos, já tem os cuidados na ponta da língua. “Para cuidar bem da plantinha, tem que regar e deixar ela tomar muito sol, com muita terra em volta”, contou.

A previsão é de que 80 mudas das mais variadas espécies, como erva cidreira, hortelã, melissa, além de salsa, manjericão e cebolinha, sejam plantadas durante esta semana.

Mais uma ação do Grupo Plantae em parceria com a ONG AMAPIRA e Escola Municipal Francisco Corrêa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o Plantae, deixe nos um comentário, crítica, elogio.