Gostou do nosso projeto? Informações, Opiniões, Doações, envie-nos email para plantae@usp.br

like button

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FITOACUPUNTURA

A FITOESTIMULAÇÃO é uma técnica inovadora que associa a acupuntura com a fitoterapia, com a finalidade de estimular determinados pontos de acupuntura com sementes medicinais. O equilíbrio do paciente se dá por meio das sementes; sua energia vital é transferida diretamente para o ponto de acupuntura atuando no equilíbrio de todo o meridiano.

O efeito das sementes está diretamente relacionado com a perfeita escolha, localização dos pontos e com a qualidade das sementes. Se for utilizar um ponto para equilibrar o meridiano do rim, a semente deve ser adequada para o meridiano a ser equilibrado e assim cada meridiano possui a sua indicação de semente diferente.

A semente é colocada exatamente no ponto de acupuntura e fortemente fixada (patch fitoterápico), assim a semente estimula o ponto e libera a sua energia e seus princípios ativos através da pele. As sementes permanecem por cerca de 7 dias e depois são trocadas.

Os resultados começam a aparecer no primeiro dia ou no máximo no terceiro dia.

O patch fitoterápico pode ser utilizado em pontos locais, pontos do meridiano, pontos gatilhos, pontos auriculares, pontos de equilíbrio ou em cinco elementos. Pode ser utilizado em crianças, idosos, gestantes e com a vantagem de não causar trauma, pois é sem agulhas.

Os efeitos colaterais praticamente não existem, em pacientes alérgicos, as sementes de plantas aromáticas podem causar uma leve reação local, o que facilita a absorção de princípios ativos pela pele.


UTILIZAÇÃO
O patch pode ser utilizado de várias maneiras diferentes; em pontos locais, pontos de meridiano, pontos gatilho, pontos auriculares ou seguindo-se a Medicina Tradicional Chinesa em pontos de equilíbrio (Yin e Yang) ou em Cinco elementos.
Como sua colocação é simples pode-se fazer várias utilizações em esquemas diferentes com a vantagem de tratar crianças e adultos que tenham trauma de agulhas.
A única precaução que deve ser tomada é a de não misturar a energia das sementes em um mesmo meridiano, isto é, utilizar somente um tipo de semente em cada meridiano. Utilize quantos pontos achar necessário, porém com o mesmo tipo de semente.
Se precisar mudar o tipo das sementes retire as antigas primeiro e depois coloque as que você achar necessário
Não existe um número exato de sementes a serem colocadas, mas recomendo que se utilize o mínimo possível, fazendo um diagnóstico preciso. Como se diz na acupuntura: "O bom acupuntor utiliza uma única agulha", portanto prefira estimular poucos pontos com muita exatidão.

PREPARAÇÃO

O patch é preparado com dois tipos diferentes de esparadrapo: micropore e transpore.
O micropore é colocado primeiro, em contato direto com a semente e por cima coloca-se o transpore, um pouco maior que o anterior.
Utilizo os dois tipos para que o micropore faça a pressão da semente na pele e o transpore fixe melhor evitando a ação da água pois ele é constituído por uma tela plástica.
Este tipo de colocação faz com que o patch tenha uma vida útil de aproximadamente 7 dias.

QUALIDADE
A qualidade da semente também é fundamental, o material utilizado deve ter um rigoroso controle de qualidade.
A semente precisa ser colhida na época certa (o que varia de planta para planta); deve estar seca, e sem produtos químicos ou agrotóxicos. Por isso não adianta comprar sementes, sem que se conheça a sua procedência ou se saiba como foi feita a sua secagem e manipulação.
Deve-se dar preferência as sementes que você mesmo possa manipular e estocar, pois uma única planta pode chegar a produzir milhares de sementes, portanto se a manipulação for perfeita elas podem ser estocadas por algum tempo sem qualquer prejuízo.

 COLHEITA
Para saber o momento exato de colher as sementes basta observar a planta, normalmente, depois que as flores secam aparece a cápsula que contém as sementes, assim que estas cápsulas começarem a secar elas se abrirão e começarão a expulsar as sementes, é a hora exata de fazer a colheita.
Em alguns casos utilizo também inflorescências que devem ser colhidas antes que a flor desabroche, assim que o botão floral estiver perfeitamente formado.
As cascas devem ser colhidas quando a árvore estiver rica em linfa.

SECAGEM
A secagem das sementes deve ser rigorosa, pois é nesta fase que se percebe a qualidade das sementes. Se a secagem não for feita de forma correta, elas poderão mofar e em contato com a pele podem causar alergias.
As sementes e cascas podem ser colocadas diretamente no sol nos 3 primeiros dias e a noite devem ser recolhidas para um local coberto, porém bem ventilado, depois deste prazo devem ficar somente no local coberto e longe da luz solar por mais 15 dias.
As inflorescências devem secar á sombra em local bem ventilado por aproximadamente 7 dias, este prazo varia conforme a espécie da planta. A secagem da inflorescência, quando feita na sombra mantêm a coloração das mesmas e as mantêm com seu aroma característico.

ARMAZENAMENTO

Tanto as sementes quanto as inflorescências e cascas devem ser armazenadas em caixas de papelão para evitar contato com a poeira e com a luz, não se deve deixar em recipiente herméticamente fechado para que elas não se estraguem mais rápido devido a umidade.
Este cuidado mantêm uma vida útil do material por aproximadamente 1 ano.

 SEMENTES
A fitoacupuntura pode ser executada com praticamente todas as plantas, dando-se preferência pelas sementes, inflorescências e cascas, nesta ordem.
O procedimento correto é realizado levando-se em consideração o efeito principal da planta, basta saber em que tratamento determinada planta é utilizada, segue alguns exemplos:
Abacate : Persea gratissima à inflorescência = desequilíbrios do rim e bexiga.
Alfazema : Lavandula vera à inflorescência = calmante, desequilíbrios do sistema nervoso.
Angélica : Angelica tenuissima à semente = desequilíbrios da bexiga, elimina vento, frio e umidade.
Aniz : Licium verum à semente = desequilíbrios do rim, bexiga, estômago e intestino delgado, doenças de frio.
Arroz : Orysa sativa à semente = desequilíbrios do estômago, baço-pâncreas e pulmão, equilibra o qi.
Camomila : Matricaria chamomilla à inflorescência = desequilíbrios do estômago e vesícula biliar, calmante, antiespasmódico.
Cana do brejo : Costus spicatus à semente = desequilíbrios do rim e bexiga, diurético.
Canela : Cinnamomum ceylanicum à casca = desequilíbrios do rim, estômago, coração, fígado, baço-pâncreas e vaso governador, doenças de frio, auxiliar no combate a dor, relaxante muscular.
Cânfora : Cinnamomum canphora à casca = desequilíbrios do coração e baço-pâncreas, expele vento e umidade, revigora o sangue e alivia a dor.
Carqueja : Baccharis triptera à inflorescência = desequilíbrio do fígado, intoxicação alimentar, depurativo.
Cevada : Hordeum vulgare à desequilíbrios do estômago e baço-pâncreas, harmoniza a circulação do qi.
Cravo : Eugenia caryiphyllata à inflorescência = desequilíbrios do pulmão, baço-pâncreas, estômago e rim, deficiências, doenças de frio e analgésico.
Endro : Anethum graveolens à semente = desequilíbrios do baço-pâncreas e coração, digestivo, produção hormonal, deficiência de sangue..
Erva doce : Pimpinella anisum à semente = desequilíbrios do estômago, fígado e intestino delgado, harmoniza a circulação do sangue..
Erva moura : Solanum nigrum à fruto = desequilíbrios do pulmão, coração e rim, analgésico e sedativo.
Eucalipto : Eucaliptus globulus à inflorescência = desequilíbrios do pulmão, sistema respiratório.
Feijão : Phaseolus angularis à semente = desequilíbrios do coração e intestino delgado, erupções de pele.
Feno grego : Trigonella foenum à semente = desequilíbrios do fígado e rim, fraqueza, falta de energia, frio e vento, anemia, tônico de sangue.
Funcho : Foeniculum vulgare à semente = desequilíbrios do rim baço-pâncreas e estômago, deficiências.
Gengibre : Zingiber officinalis à rizoma = desequilíbrios do pulmão, coração, baço-pâncreas e estômago, elimina fleuma.
Gergelim :Sesamun indicum à desequilíbrios do fígado, rim e baço-pâncreas, deficiências.
Grama : Imperata cylindrica à desequilíbrios do estômago, fígado e pulmão, hemorragias.
Ipê roxo : Tabebuia impetiginosa à casca = tônico, desequilíbrio circulatório.
Impatiens : Impatiens balsamina à semente = desequilíbrios do fígado e do coração, tônico da circulação sanguínea.
Louro : Laurus nobilis à inflorescência = desequilíbrios do estômago e fígado.
Macela : Achyrocline satureoides à inflorescência = calmante, relaxante muscular.
Malva : Malva verticilliata à inflorescência = desequilíbrios do estômago, intestino grosso e intestino delgado, edemas.
Mamão : Carica papaia à semente = deficiências de sangue, cicatrização.
Maracujá : Passiflora edulis à semente = calmante, relaxante muscular.
Milho : Zea mays à semente = desequilíbrios da bexiga, intestino delgado e fígado, diurético.
Mostarda : Brassica juncea à semente = desequilíbrios do pulmão, estômago e fígado, astenia de qi e frio.
Painço : Panicum miliaceum à semente = desequilíbrios de fígado e baço-pâncreas, estagnação de qi.
Papoula : Papaver somniferum à semente = desequilíbrios do fígado, rim e intestino grosso, intoxicação.
Picão : Bidens tripartida à semente = desequilíbrios do pulmão e do intestino grosso, harmoniza.
Pimenta : Pipper nigrum à desequilíbrios do pulmão, estômago e intestino grosso, frio no abdome, fleuma e estagnação de qi.
Quebra pedra ? Phyllantus niruri à inflorescência = diurese, desequilíbrios do rim.
Quina : Cinchona calysaia à casca = deficiência de qi, estagnações, analgésico.
Romã : Punica granatum à semente = desequilíbrios do pulmão, rim e intestino grosso, deficiências causadas por frio.
Rosa : Rosa canina à semente = desequilíbrios do coração e rim, estimula a circulação do sangue.
Ruibarbo : Rheum ondulatum à rizoma = desequilíbrios do fígado, baço-pâncreas, estômago e intestino grosso, intoxicação, edema, estagnação por fleuma.
Serralha : Sonchus oleaceus à semente = desequilíbrios do coração e estômago, calor no sangue.
Soja : Phaseolus radiatus à desequilíbrios do estômago, fígado e bexiga, retira calor, inchaço e dor causados por umidade.
Tanchagem : Plantago major à semente: desequilíbrios do rim, fígado e intestino delgado, umidade e calor.
Trigo : Triticum aestivum à desequilíbrios do coração, rim e baço-pâncreas, acúmulo de sangue e doenças de calor.
Túia : Thuja orientalis à desequilíbrios do coração, fígado, rim e baço-pâncreas, vento umidade.
Urucum : Bixa orellana à semente = tônico de sangue e de qi, antiinflamatório.
Zedoária : Curcuma zedoaria à rizoma = desequilíbrios do fígado, acúmulo de comida ou de sangue.

PONTOS PRINCIPAIS
As sementes podem ser utilizadas em pontos locais e em pontos de acupuntura.
Na utilização em pontos de acupuntura é necessário utilizá-los com exatidão analisando o fator energético do paciente, normalmente a fitoacupuntura é feita nos pontos de sedação ou estimulação e pontos de urgência de cada meridiano, podendo-se utilizar em qualquer sistema de tratamento. Segue roteiro:
Baço Pâncreas - ponto de urgência BP 8; sedação BP 5; estimulação BP 2.
Bexiga - ponto de urgência B 63; sedação B 65; estimulação B 67.
Circulação Sexo - ponto de urgência CS 4; sedação CS 7; estimulação CS 9.
Coração - ponto de urgência C 6; sedação C 7; estimulação C 9.
Estômago - ponto de urgência E 34; sedação E 45; estimulação E 41.
Fígado - ponto de urgência F 6; sedação F 2; estimulação F 8.
Intestino Delgado - ponto de urgência ID 6; sedação ID 8; estimulação ID 3.
Intestino Grosso - ponto de urgência IG 7; sedação IG 2; estimulação IG 11.
Pulmão - ponto de urgência P 6; sedação P 5; estimulação P 9.
Rim - ponto de urgência R 5; sedação R 1; estimulação R 7.
Triplo Aquecedor - ponto de urgência TA 7; sedação TA 10; estimulação TA 3.
Vesícula Biliar - ponto de urgência VB 36; sedação VB 38; estimulação VB 43.

FITOACUPUNTURA AURICULAR
Em aurículo, a fitoacupuntura pode ser utilizada em qualquer esquema de tratamento.
Devido ao tamanho do pavilhão auricular é necessário utilizar somente as sementes ou inflorescências pequenas, tais como: Alfazema, Canela, Endro, Erva doce, Ipê roxo, etc.


Um comentário:

Ajude o Plantae, deixe nos um comentário, crítica, elogio.